domingo, 23 de junho de 2013

SAIA DO FACEBOOK. VÁ PROTESTAR!

20 CENTAVOS DE AUMENTO NAS PASSAGENS DE ÔNIBUS NA MAIORIA DAS CIDADES DO BRASIL PARECE POUCO, MAS ESTE AUMENTO DE 20 CENTAVOS PARA COMO OS SERVIÇOS SÃO PRESTADOS ACABA SENDO EXORBITANTE.
ESTE AUMENTO FOI O ESTOPIM PARA OS PROTESTOS E ACABARAM REALÇANDO OUTRAS MAZELAS: TRANSPORTE PÚBLICO EM MÃOS DE POUCOS EMPRESÁRIOS, ÔNIBUS SUCATEADOS, ESTRESSE DOS MOTORISTAS, QUE TAMBÉM AGORA SÃO COBRADORES, MONOPÓLIO, ETC, ETC, ETC E TUDO COM A CONIVÊNCIA DOS GPVERNANTES.

AQUI EM SAQUAREMA TEMOS O MONOPÓLIO DA EMPRESA RIO LAGOS CUJO SERVIÇO PRESTADO É BASTANTE PRECÁRIO. SAQUAREMA CRESCEU, AUMENTOU DE POPULAÇÃO E A QUANTIDADE DE ÔNIBUS SE TORNOU INSUFICIENTE. LOCALIDADES NÃO SÃO SERVIDAS E EM OUTRAS, SE VOCÊ PERDER O HORÁRIO TERÁ QUE IR PARA CASA A PÉ.

MAS SAQUAREMA NÃO TEM PROBLEMA SOMENTE COM O TRANSPORTE PÚBLICO. PARA NÃO FICAR DIFERENTE DO RESTO DO PAÍS A SAÚDE TAMBÉM É MAU CONTEMPLADA. NÃO EXISTE UM PLANEJAMENTO DE PREVENÇÃO. 
ALIÁS O TRANSPORTE É TAMBÉM UM PROBLEMA NA SAÚDE. COMO OS ÔNIBUS SÓ COMEÇAM A CIRCULAR APÓS AS 6 HORAS DA MANHÃ E PARA SER ATENDIDO OU MARCAR CONSULTAS VOCÊ TEM QUE ESTAR, PELO MENOS, A ESTA HORA NA FILA OU VOCÊ DORME NA FILA OU PAGA A ALGUÉM PARA FAZER ISSO! FORA AQUELES QUE JÁ ESTÃO FAZENDO ISSO DIÁRIAMNTE E VENDEM A VAGA E AINDA TEM FUNCIONÁRIO QUE ACHA ISSO NORMAL E QUE A PESSOA ESTÁ AGINDO CORRETAMENTE, PORQUE PRCISA TRABALHAR!!!!!!!!!!

UM OUTRO GRANDE PROBLEMA É O DESCASO COM O TURISMO. É INCRÍVEL QUE UM LOCAL COMO SAQUAREMA NÃO SEJA UMA POTÊNCIA NO TURISMO. NÃO SEI O QUE ACONTECE, MAS DE UMA COISA TENHO CERTEZA - EXISTEM "INTERESSES" OU SÃO MUITOS INCOMPETENTES.
ALIÁS A INCOMPETÊNCIA PRIMA EM SAQUAREMA. OS CARGOS SÃO DOS AMIGOS, NA MAIOR PARTE, IGNORANTES EM DETRIMENTO DOS COMPETENTES.

NOSSAS LAGOAS SOFREM COM O LANÇAMENTO DE ESGOTO E ASSOREAMENTO E COMO SEMPRE NADA É FEITO.
LAGOA DE SAQUAREMA VISTA DE PORTO DA ROÇA
ESGOTO SEM TRATAMENTO  LANÇADO NA LAGOA - PORTO DA ROÇA

PODERIA FICAR ESCREVENDO VÁRIAS PÁGINAS SOBRE OS PROBLEMAS DE SQUAREMA E MOSTRANDO POSSÍVEIS SOLUÇÕES MAS O POVO ESTÁ INDO PARA AS RUAS E SE OS GOVERNANTES NÃO OUVIREM OS PROTESTOS CONTINUARÃO.

DEIXO UM PERGUNTA: SERÁ QUE CONSEGUIMOS ACABAR COM O MONOPÓLIO DO GOVERNO EM SAQUAREMA?

SAIA DO FACEBOOK - VÁ PROTESTAR! 

sábado, 15 de junho de 2013

SUSTENTABILIDADE: HORTAS ORGâNIACAS 2- COMPOSTAGEM



Numa horta comunitária podemos (e devemos) aproveitar, reaproveitar e reciclar tudo que podemos.
Compostagem:
Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica em adubo.
A compostagem é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes, fungos e o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças.
Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil.


O que pode ser compostado?
Estercos de animais (cavalo, porco, galinha etc), bagaço de cana-de-açúcar, serragem, restos de capina, aparas de grama, restos de folhas do jardim, palhadas de milho e de frutíferas, etc. Estão incluídos também os restos de alimentos de cozinha, crus ou cozidos, como cascas de frutas e de vegetais, restos de comida etc.
Alguns materiais não devem ser misturados no composto, tais como: madeiras tratadas com pesticidas ou envernizadas, vidro, metal, óleo, tinta, plásticos e fezes de animais domésticos.
Não utilizar também papel encerado ou produtos que contenham qualquer tipo de plastificação. Do lixo orgânico doméstico deve-se evitar as gorduras animais, pois são de difícil decomposição, como também restos de carnes, por atrair animais domésticos.  Revistas e jornais, que são de decomposição mais lenta e podem ser reciclados.
 
 


Como é feito o composto?
O composto é feito sobrepondo os resíduos orgânicos, formando-se pilhas ou leiras. A montagem da leira é realizada alternando-se os diferentes tipos de resíduos em camadas com espessura em torno de 20 cm. Por exemplo, forma-se uma camada com restos de capina, acompanhada por outra com restos de cozinha. A seguir adiciona-se uma camada de serragem e depois outra com restos de comida novamente, assim sucessivamente até esgotarem os resíduos. Intercalar camadas com esterco de qualquer animal é muito interessante, pois o mesmo funciona como inóculo de microrganismos e o processo tende a ser muito mais rápido.



A cada camada montada deve-se irrigar sempre. Isso é fundamental para dar condições ideais para os microrganismos transformarem e decomporem os resíduos orgânicos. Com a leira pronta não é necessário molhar até o primeiro reviramento. Caso tenha cinzas disponíveis, essas podem ser colocadas na formação da pilha. A primeira e última camada deve ser de restos de capinas ou outro tipo de palhada.
Outra forma de compostagem consiste em se misturar uniformemente todos os resíduos orgânicos, formando uma pilha e cobrindo com palha.
A leira deve ter de 1,2 a 1,5 m de altura, 1,5 a 2 m de largura e comprimento de 2 a 4 m. Mas essas dimensões podem ser alteradas em função da quantidade disponível de resíduos domésticos e do espaço disponível, não se devendo, no entanto ter leiras menores que 1,0 m3 (1,0 m de altura x 1,0 m de largura x 1,0 m de comprimento), que dificulta a manutenção da temperatura.

O ideal é que no processo inicial de decomposição a temperatura fique em torno de 60°C. Com a decomposição dos materiais orgânicos a temperatura vai baixando, girando em torno de 40°C. 
 Para se controlar a temperatura pode-se usar termômetro apropriado ou,


de uma maneira mais rústica, introduz-se barras de ferro até o centro do composto.


 Essas devem ser tocadas periodicamente com a palma da mão e estar bem quentes. Caso o calor seja suportável ao toque, provavelmente se tem a temperatura ideal. Se a mão não suportar o toque, então é necessário revirar a leira. Se a barra de ferro estiver fria, não está ocorrendo a compostagem. Deve-se revirar o composto para promover aeração e reativação do processo de compostagem. Durante o reviramento se o composto estiver seco, deve-se umedecê-lo uniformemente.
A compostagem leva de 9 a 16 semanas, dependendo do material orgânico utilizado, das condições ambientais (no verão é mais rápido) e do cuidado no revolvimento constante e uniforme da leira. O composto está pronto quando após o revolvimento da leira a temperatura não mais aumentar. O material humificado (composto) se apresentará com cor marrom escura, cheiro de bolor, homogêneo, sem restos vegetais.
Picar os materiais antes de formar as leiras e usar diferentes materiais, acelera a decomposição.

O composto melhora a qualidade do solo e reduz a contaminação e poluição ambiental; estimula o exercício à cidadania pela contribuição na diminuição do lixo destinado aos aterros sanitários; melhora a eficiência dos fertilizantes químicos; economiza espaços físicos em aterros sanitários; recicla os nutrientes e elimina agentes patogênicos dos resíduos domésticos.

Se você tiver uma horta caseira no seu quintal ou até em seu apartamento você também pode fazer a compostagem, basta ter  recipientes de plástico ou um caixote de madeira.

Comer produtos de sua horta com a certeza de que não estão contaminados com agrotóxicos não tem preço.