sábado, 22 de setembro de 2012

ABRAÇO ECOLÓGICO Á LAGOA DE JACAREPIÁ - COMO CHEGAR

DEPOIS DE MUIO TEMPO CHOVEU AQUI NA REGIÃO DOS LAGOS.

COMO CHEGAR À LAGOA DE JACAREPIÁ

NO DIA 29 DE SETEMBRO HAVERÁ UM ABRAÇO ECOLÓGICO À LAGOA DE JACAREPIÁ.

AS ATIVIDADES COMEÇAM ÀS 8 HORAS COM UM TORNEIO DE FUTEBOL DA ESCOLINHA E VAI ATÉ ÀS 13 HORAS COM AS ATIVIDADES DO ABRAÇO.

CHEGANDO A BACAXÁ SEGIUR EM DIREAÇÃO A ARARUAMA POE CERCA DE 5,5 km, ENTRAR ANTES DO POSTO DE GASOLINA PARA VILATUR, NA AV, NOVA SAQUAREMA. SEGUIR POR CERCA DE 11,5 km, ENTRAR À DIREITA NA RUA DOS CAJUEIROS (REFERÊNCIA: MATERIAL DE CONSTRUÇÃO DO AURÉLIO). CERCA DE 1,5 km DEPOIS ENTRAR À DIRITA NA AV. ITAPOAMA E SEGUIR ATÉ A LAGOA.


LEMBREM-SE: ESTE NÃO É UM EVENTO POLÍTICO E SIM SÓCIOAMBIENTAL.

O APOIO É DA ASSOCIAÇÃO DEFENSORES DA TERRA.

sábado, 8 de setembro de 2012

AFUNAL, O QUE É SUSTENTABILIDADE?

ABAIXO COLOCAMOS ALGUMAS NOCÕES DE SUSTENTABILIDADE, MAS O MAIS IMPORTANTE É A VONTADE DE FAZER E A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE.

O Papel desempenhado pelas cidades

A cidade é a maior unidade com capacidade para gerir os numerosos desequilíbrios urbanos que afetam o mundo moderno: arquitetónicos, sociais, económicos, políticos, recursos naturais e ambientais, mas é também a menor unidade na qual poderão resolver estes problemas, duma forma eficaz, integrada, global e sustentável.
A vida humana sustentável na Terra, não pode existir sem comunidades locais também sustentáveis. A autoridade local deverá estar consciente dos problemas ambientais dos cidadãos, partilhando as responsabilidades a todos os níveis com as autoridades competentes de modo a alcançar o bem-estar do homem e da natureza. Deste modo as cidades desempenham um papel essencial no processo evolutivo dos hábitos de vida, da produção, do consumo e das estruturas ambientais.

Conceito e Princípios de Sustentabilidade

 

O conceito de desenvolvimento sustentável nos ajuda a adotar um modo de vida baseado no capital da natureza. Esforçamo-nos para alcançar a justiça social, economias sustentáveis e sustentabilidade ambiental. A justiça social terá que assentar necessariamente na sustentabilidade económica e na equidade que por sua vez requerem sustentabilidade ambiental.
A sustentabilidade ambiental significa manutenção do capital natural. Exige que a taxa de consumo de recursos renováveis, nomeadamente água e energia, não exceda a respectiva taxa de reposição e que o grau de consumo de recursos não renováveis não exceda a capacidade de desenvolvimento de recursos renováveis sustentáveis. Sustentabilidade ambiental significa também, que a taxa de emissão de poluentes não deve ser superior à capacidade de absorção e transformação, por parte do ar, da água e do solo.
Além disso, a sustentabilidade ambiental garante a preservação da biodiversidade, da saúde humana e da qualidade do ar, da água e do solo, a níveis suficientes para manter a vida humana e o bem estar das sociedades, bem como a vida animal e vegetal para sempre.

·         Sistema de gestão assente na sustentabilidade leva a que as decisões tomadas tenham em conta, não só, os interesses das partes respeitantes, mas também os das gerações futuras.
·         Investir na conservação do capital natural restante (reservas de água subterrânea, solos, habitats de espécies raras);
·         Encorajar o crescimento do capital natural, através da redução dos níveis atuais de exploração (por exemplo, as energias não renováveis);
·         Investimentos em projetos que reduzam a pressão nas reservas de capital natural (por exemplo sob a forma de parques recreativos para aliviar a pressão sobre as florestas naturais);
·         Aumentar o rendimento final dos produtos (por exemplo, através de edifícios energicamente eficientes,  transportes urbanos ecológicos, coleta seletiva).
·         Integrligação da proteção ambiental com as necessidades sociais básicas das populações, bem como programas de ação sanitária, de emprego e habitação podem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em vez de simplesmente optimizarmos o consumo. Tentaremos criar empregos que favoreçam a sustentabilidade das comunidades, no sentido de reduzir o desemprego.
·         Criação deprogramas de renovação urbana e de planeamento de novas áreas urbanas periféricas, para combinar diferentes funções, de modo a reduzir as necessidades de mobilidade.
·         Redução da mobilidade forçada e o uso desnecessário de veículos motorizados, dando a prioridade aos meios de transporte ecológicos (em particular andar a pé, ciclismo, transportes públicos).
·         Aassegurar a todos os cidadãos e grupos de interesse, o acesso à informação, bem como a oportunidade de participarem nos processos de decisão local. Paralelamente, promover a educação e formação com vista à sustentabilidade, não só para a população em geral, mas também para os representantes eleitos e funcionários da administração local.
·         Utilizar os instrumentos políticos e técnicos disponíveis para uma abordagem ecossistémica da gestão urbana, planificando a implementando  Planos de Acção Local, preparando um calendário e precisando a repartição de responsabilidades entre os membros.

Baseado na CARTA DAS CIDADES EUROPEIAS PARA A SUSTENTABILIDADE

(aprovada pelos participantes na Conferência Europeia sobre Cidades Sustentáveis, realizada em Aalborg, Dinamarca, a 27 de Maio de 1994)

 


PSSAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES EVITANDO ATROPELAMENTOS.

ABRAÇO ECOLÓGICO À LAGOA DE JACAREPIÁ

A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA LAGOA DE JACAREPIÁ
CONVIDA  V. Sª. AO ABRAÇO ECOLÓGICO À LAGOA DE JACAREPIÁ NO DIA
29 DE SETEMBRO DE 2012
DAS 8,00 HORAS ÀS 13,30 HORAS

TORNEIO DE FUTEBOL DAS CRIANÇAS DA ESCOLINHA DA AMILA, PLANTAÇÃO DE ÁRVORES, ABRAÇO ECOLÓGICO,
MOSTRA DE ARTESANATO LOCAL, PALESTRAS.

ATENÇÃO: NÃO É UM EVENTO POLÍTICO PARTIDÁRIO

APOIO ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA DEFENSORES DA TERRA

sábado, 1 de setembro de 2012

NEBLINA, QUEIMADA, POLÍTICA E OUTRAS COISITAS EM VILATUR


TEM ÉPOCA QUE FICA DIFÍCIL FAZER A POSTAGEM, SEJA POR FALTA OU POR EXCESSO DE ACONTAECIMENTOS.  DESTA VEZ FOI POR EXCESSO. AS FOTOS FORAM TIRADAS NA ÚLTIMA SEMANA DE AGOSTO.

A FOTO ABAIXO, DE J. R. ARENA,TIRADA NO DIA 27 DE AGOSTO NA PRAIA DE VILATUR NÃO ESTÁ COM PROBLEMA. É NEBLINA MESMO!
COMO O TEMPO ESTÁ SECO E COM FORTES VENTOS, AS QUEIMADAS COMEÇARAM A APRECER, PRINCIPALMENTE NOS BREJAIS DA LAGOA DE JACAREPIÁ.


A RUA JACAREPIÁ SUL, QUE MARGEIA A LAGOA,  ESTAVA INTRANSITÁVEL NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS E MEIO. NÃO TENHO A CONTA DE QUANTOS PEDIDOS FORAM FEITOS PARA ELA SER LIMPA.
A CAMPNAHA POLÍTICA COMEÇA E COMO UM PASSE DE MÁGICA, UM CANDIDATO SOLICITA E A RUA (E ALGUMAS OUTRAS PRÓXIMAS À LAGOA) FICOU DESTE JEITO.

SEM COMENTÁRIOS

PARA FINALIZAR UMA FOTO TIRADA POR MINHA ESPOSALOGO APÓS UMA CHUVA EM PORTO DA ROÇA (EM VILATUR NÃO CHOVEU).