sábado, 28 de julho de 2012

TEMPO EM VILATUR

ESTE ANO PODEMOS DIZER QUE NÃO TIVEMOS FRIO NESTE INVERNO.

OS DIAS TEM SIDO DE PEQUENOS EXTREMOS, DE MANHÃ E A NOITE UM FRIOZINHO QUE NOS LEVA A COLOCAR UMA COBERTA MAIS GROSSA.

SEXTA (27), 6,30 HORAS DA MANHÃ, UMA FORTE NEBLINA E UMA FRIAGEM ÚMIDA.

DA RUA DOS CAJEIROS VOCÊ NÃO VIA A LAGOA.
 NA PRAIA, NEM OS ANDARILHOS DE COSTUME APARECERAM.
 DE TARDINHA O SOL JÁ ESQUENTAVA E TODO MUNDO COM TRAJES DE PRAIA.


ENQUNTO ISSO, AINDA EM VILATUR, AS PLACAS, A ANTIGA E A NOVA ANUNCIAM, RESPECTIVAMENTE, A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE MASSAMBABA E O PARQUE ESTADUAL DA COSTA DO SOL.

O PROBLEMA É QUE ATÉ HOJE SBEMOS APENAS QUE O MNETAL DA PLACA ANTIGA DEMORA UM BOCADO PARA ENFERRUJAR .O DA NOVA TEMOS QUE ESPERR MAIS UM TEMPO(PELO MENOS É COLORIDA).




SE VOCÊ ADORA ESPORTES RADICAIS ANDE NAS CLÇADAS DE BACAXÁ OU NAS DA AV. SAQUREMA (FOTOS). SUBIDAS, DESCIDAS, BURACOS, DESVIOS DAS BICICLETAS (QUEM MANDOU SAAIR DA CALÇADA), TRANSPOSIÇÃO DE CARROS, POSTES, PULOS SOBRE MERCADORIAS. SE VOCÊ CONSEGUIRIR ESTÁ DE PARABÉNS. ÉS UM ATLETA DE ELITE!







AGORA, SE VOCÊ NÃO É ATLETA VOTE NOS CANDIDATOS QUE "PROMETE" ESSAS COISINHAS"SIMPLES" COMO "MAIS SAÚDE, MAIS EDUCAÇÃO, MAIS EMPREGO" OU ESPERE MAIS TRÊS ANOS E MEIO E TENTE DE NOVO. DISSE ESSE TREMPO PORQUE É QUNDO SE FAZ ALGUMA COISA PELO POVO DE SAQUAREMA

sábado, 14 de julho de 2012

ARTEZANATO E DESCASO EM VILTUR



ALÉM DO GRUPO DE ARTEZANATO QUE REÚNE SENHORAS DE VILATUR (VER POSTAGEM 17/07/2011)), SURGE UM ARTEZÃO QUE TEM UM GRANDE POTENCIAL: MURILO DA LAGOA.
ABAIXO ALGUNS ABAJURES FEITOS DE SOBRAS DE CANOS DE PVC.
 


 ELE PODE SER ENCONTRADO NA RUA PRAIA DE MURIQUI, QD 130, LOTE 3.


A FOTO ABAIXO É DA AV. JACAREPIÁ SUL, QUE MARGEIA A LAGOA. ALIÁS NÃO PODEMOS MAIS CHAMÁ-LA DE AVENIDA E SIM DE TRILHA.
ESTE LADO DE VILATUR ESTÁ ESQUECIDO, ALÉM DAS RUAS CHEIAS DE MATO, A ILUMINAÇÃO É PÉSSIMA E NÃO TEMOS ÁGUA ENCANADA.
RUA PR. DE MANGARATIBA ESQUINA COM A JACAREPIÁ SUL: MORADORES TAPAM AS CRATERAS.

AV. JACAREPIÁ SUL


 VILATUR É UM SÓ. COBRE DO SEU CANDIDATO AÇÕES PRA RESOLVER ESTES PROBLEMAS.







terça-feira, 10 de julho de 2012

ECOTURISMO E SUSTENTABILIDADE


ECOTURISMO: Desenvolvimento Socioambiental

O ecoturismo procura utilizar o patrimônio natural e cultural de forma sustentável, incentivando sua conservação e buscando formar uma consciência ambientalista, além de promover o bem-estar das populações envolvidas.

O ecoturismo é uma atividade sustentável e, por se preocupar com a preservação do patrimônio natural e cultural, diferencia-se do turismo predatório. É uma tendência mundial em crescimento e responde a várias demandas: desde a prática do esporte radical ao estudo científico dos ecossistemas. 
CICLOVIAS ECOLÓGICAS (LAGOA VERMELHA)
CANOAGEM NAS LAGOAS
Os municípios brasileiros, em sua maioria, possuem atrativos para se tornarem pólos ecoturísticos. Mas além da disposição do município em implantar o ecoturismo, a existência de serviços e infra-estrutura, como: hotéis, pousadas, estradas, acesso à internet, ciclovias, saneamento básico é uma pré-condição a ser observada.

Outras condições importantes são a formação e capacitação de recursos humanos, intercâmbio de informações e experiências entre órgãos governamentais e privados, controle de qualidade do produto ecoturístico, criação de uma metodologia para acompanhamento e aperfeiçoamento da atividade ecoturística pública e privada, informação ao turista a respeito de serviços e produtos e orientação sobre conduta adequada, incentivo à participação comunitária, para que as populações envolvidas percebam no ecoturismo uma alternativa econômica viável.

O município deverá implementar um Plano Municipal de Ecoturismo, o executivo municipal deve determinar qual área da administração será responsável pelo mesmo, tendo o cuidado de respaldá-la tecnicamente no que diz respeito ao meio ambiente. Este órgão ou secretaria deve ter claro quais áreas poderão ser visitadas, qual o perfil do turista que se quer atingir, o objetivo das viagens que serão oferecidas, a infra-estrutura do entorno e a capacitação do pessoal. Outro fator a ser levado em consideração é o planejamento da divulgação, que deve ser responsável, apropriada às condições que o local comporta, para não gerar impactos ambientais ou efeitos negativos no próprio turismo do município (que por não conseguir atender a contento todos que o procuram, pode ficar desacreditado).
PRAIAS
Além da preocupação com a preservação do ambiente natural, as cidades que adotarem o ecoturismo podem fazer a integração do espaço urbano com o meio-ambiente através de ações como coleta seletiva de lixo, saneamento ambiental, preocupação com os mananciais, programas de arborização utilizando a mata nativa dentro da malha urbana, programas de educação e cultura ambiental para a população local (inclusive como exemplo para os turistas).
Um programa de capacitação de monitores ambientais locais é uma das formas de envolver a população com o ecoturismo, gerando emprego e renda. Os monitores não possuem a mesma função do guia de turismo, mas devem saber associar os atrativos naturais da região a seus aspectos culturais.

RECURSOS
O PNMT (Plano Nacional de Municipalização do Turismo) da Embratur injeta recursos da Organização Mundial do Turismo, por intermédio do Banco do Brasil, financiando empreendimentos ecoturísticos privados. Já o PNDPE (Programa Nacional de Desenvolvimento de Pólos Ecoturísticos) prevê execução de atividades turísticas em unidades de conservação do meio ambiente.
A curto prazo pode ser feita a cobrança de ingressos em algumas atrações turísticas. Nesse caso, podem ser aplicadas tarifas diferenciadas para turistas estrangeiros, e para as diferentes atividades a serem desenvolvidas nos locais (esportiva, científica, etc.). Isto exigiria a adaptação dos serviços de promoção do turismo (hotéis, agências, restaurantes, atividades esportivas e culturais) a uma gama de turistas bastante heterogênea economicamente.

DIFICULDADES
Embora todo município possua condições de implementar sozinho algum tipo de atividade turística, algumas questões correlacionadas não podem ser resolvidas unicamente na esfera municipal. Alguns municípios possuem atrações turísticas, mas não a infra-estrutura necessária para o turismo. Por isto é importante atentar para o enfoque regional dos problemas: municípios vizinhos, sem atrações turísticas, podem ter a infra-estrutura necessária para permitir esta atividade.
Outras dificuldades surgem dos impactos socioculturais do turismo, principalmente se ele não for bem estruturado dentro de condições de sustentabilidade. Pode haver degradação ambiental, mudanças nos valores locais e na sociabilidade dos moradores, com a descaracterização ou o abandono de atividades tradicionais e, até mesmo, aumento da violência e da criminalidade. A cultura local, por sua vez, deve se expressar espontaneamente, contando com o apoio da prefeitura, mas sem ser obrigada a se transformar em uma atividade turística.

VOO LIVRE

CACHOEIRAS
Saquarema tem um patrimônio natural e culturalsem igual e que poderia ser muito mais bem aproveitado, mas os problemas são grandes: falta de uma política específica voltada para o ecoturismo (ALIÁS PARA O TURISMO EM GERAL), falta de recursos humanos, falta de infrestrutura, saneamento básico e mais uma porção de razões que vocês podem listar tranquilamente, aimda mais quem conhece, por exemplo, Vilatur.

Vejam a postagem sobre Ciclovias neste blog.

O que você tem feito para conservar o meio ambiente onde você mora e trabalha!
Cobre de seus candidatos ações de sustentabilidade.
Desconfie e não aceite promessas que irão beneficiar somente você. No final você será o prejudicado! 


COMUNICADO
COMO ESTÃO CIRCULANDO BOATOS INFUNDADOS COMUNICAMOS QUE AS CONTAS DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA LAGOA DE JACAREPIÁ ESTÃO ABERTAS A QUALQUER PESSOA QUE AS DESEJAREM VERIFICAR.
 LEMBRAMOS QUE A PESOA OU PESSOS QUE ESTÃO DIVULGANDO FATOS FALSOS DEFINIDOS COMO CRIME PODEM SER PROCESSADAS POR CALÚNIA DE ACORDO COM O:
 Art. 138 do Código Penal - CP - DL-002.848-1940
Parte Especial
Título I
Dos Crimes Contra a Pessoa
Capítulo V
Dos Crimes Contra a Honra

sexta-feira, 6 de julho de 2012

FOTOS DE VILATUR

FOTOS TIRADAS EM 205, DO MORRO PRÓXIMO A RUA DOS CAJUEIROS E DA AV.NOVA SAQUAREMA.







 AS FOTOS ABAIXO FORAM  TIRADAS EM 2011(J.R. Arena), DO MORRO ONDE ESTÁ A CAIXA D'ÁGUA.



 A FOTO AÉREA DE 2002 FOI UMA DOAÇÃO E MOSTRA A LAGOA SECA COM VILATUR AO FUNDO. OBSERVEM NO CANTO ESQUERDO SUPERIOR PARTE DA LAGOA VERMELHA COM ÁGUA JÁ QUE TEM LIGAÇÃO COM O MAR.