sábado, 28 de abril de 2012

LIXO E SUSTENTABILIDADE


LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010: Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências.  

Resíduo ou lixo, é qualquer material considerado inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. É qualquer material cujo proprietário elimina, deseja eliminar, ou necessita eliminar.
 Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, atribui-se ao lixo a denominação de Resíduo Sólido. Residuu, palavra originada do latim, significa o que sobra de determinadas substâncias.
Mas afinal, o que é lixo?
Você já parou pra pensar que muito do que jogamos fora e consideramos sem valor pode ser aproveitado por outras pessoas?
Ué, mas se serve pra outras pessoas então não é lixo!
É isso aí, está na hora de revermos o significado dessa palavra!
Que tal “tudo aquilo que foi descartado e que, após determinado processo, pode ser útil e aproveitado pelo homem”?
Os materiais que ainda podem ser usados para outros fins mesmo depois de serem descartados passarão a ser chamados de MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS; já aqueles materiais que precisam ser descartados, mas após sofrerem transformações podem novamente ser usados pelo homem passarão a se chamar MATERIAIS RECICLÁVEIS!!! 
ARTE DO LIXO
 
O que podemos fazer?

Reduzir, reutilizar, reciclar e REEDUAR.
ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
 
Separação Seletiva de lixo e sua coleta.
  • Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar; Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;
  • Prolonga a vida útil de aterros sanitários;
  • Melhora a produção de compostos orgânicos;
  • Gera empregos para a população não qualificada e receita para os pequeno e micro empresários;
  • Gera receita com a comercialização dos recicláveis;
  • Estimula a concorrência, uma vez que os produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens. 
 
Em geral, é possível reciclar papéis, vidros, plásticos e metais.
Não se recicla (ainda) os chamados Rejeitos, que seriam lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, bem como espuma, acrílico, espelhos, cerâmicas, porcelanas, tijolos, etc. Resíduos específicos, ou seja, pilhas e baterias. Resíduos hospitalares, algodão, seringas, agulhas, gazes, ataduras, etc. Lixo químico ou tóxico, como por exemplo, embalagens de agrotóxicos, latas de verniz, solventes, inseticidas, etc.

Estações de coleta ou descarte.

Móveis velhos, eletrodomésticos antigos, carcaças de computador, pneus usados, podas de árvore e restos de pequenas construções. Todos estes resíduos devem ser descartados de maneira ecologicamente correta (a população deve fazer a sua parte) em Estações de Coleta estrategicamente localizadas e aptas a receber esses materiais e tornar a nossa cidade mais limpa.
ESTAÃO DE COLETA E SEPARAÇÃO
CAMPANHA EDUCATIVA PARA UTILIZAÇÃO DAS ESTAÇÕES (PONTOS) DE COLETA


Logística Reversa

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece um "novo quadro" para a reciclagem.
A nova lei responsabiliza as empresas  pelo recolhimento de produtos descartáveis (logística reversa), estabelece a integração de municípios na gestão dos resíduos e responsabiliza toda a sociedade pela geração de lixo.

Lixo eletrônico, pilhas e baterias.

Por conter metais pesados em seus componentes, como mercúrio, chumbo, cádmio, lítio e arsênio, o lixo eletrônico mal alocado é capaz de causar doenças como o câncer.

Com isso, o usuário teria ainda mais pontos de coleta de equipamentos, poderia cobrar por melhores serviços e a reciclagem ficaria garantida, tornando em longo prazo o produto mais barato para o consumidor final.


Óleo de cozinha usado.
Reutilizá-lo para a fabricação doméstica de sabão ou enviá-lo para uma entidade que o reaproveite. Muita gente não sabe, mas, quando descartado no ralo da pia ou junto com o lixo de casa, o óleo usado para fritar pastéis, batatas e outros alimentos é altamente prejudicial ao ambiente.


Reduzir o lixo orgânico

Existem muitas formas de reduzir o desperdício, especialmente no que diz respeito ao lixo orgânico. Aqui ficam alguns exemplos: Compre apenas o que precisa e a produtos biológicos, locais e da época. Assim armazene bem os alimentos, respeitar os prazos de validade.
Recolha as sementes (abóbora, tomate, etc.). Pode guardá-las em frascos ao abrigo da luz solar e usá-los para sementeira (no seu quintal/horta/vasos na varanda, dar aos vizinhos, trocar por outras que lhe façam falta) e comer quando germinarem ou quando estiverem completamente desenvolvidas. Pode também secá-las e comê-las como aperitivo bastante benéfico para a saúde.
Das cascas de melancia sai um excelente doce.
Aproveite os talos, a folha da couve-flor.
Separe o lixo orgânico e faça
compostagem e/ou vermicompostagem - reduzirá em muito o volume do seu "lixo" e produzirá solo fértil para as suas plantas!
Na internet você acha muitas receitas de reaproveitamente de alimentos. O ambiente e o seu bolso agradecem.Os comilões também!

TODAS ESSAS AÇÕES SÃO DE SUSTENTABILIDADEE .

COBRE DO SEU CANDIDATO AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

UMA CIDADE MAIS LIMPA É UMA CIDADE MAIS SAUDÁVEL

O AMBIENTE AGRDECE, VOCÊ AGRADECE. SEUS FILHOS E NETOS AGRADECERÃO.
 

sábado, 21 de abril de 2012

CICLOVIAS E SUSTENTABILIDADE 2

QUE TAL IR DE ITAÚNA ATÉ PARAIA SECA, PASSANDO PELA LAGOA DE JACAEPIÁ DE BICICLETA. É O QUE PROPÕE OS AMIGOS DA LAGOA DE JACAREPIÁ.
SAINDO DE ITAÚNA, SGUE-SE PELA PRAIA DE VILATUR E DEPOIS A LAGOA VERMELHA ATÉ PRAIA SECA. 
SE QUISER, PODE-SE DAR UMA VOLTINHA NA RESERVA ECOLOGICA ESTADUAL DE VILATUR E APRECIAR A FLORA E A FAUNA EXISTENTE. TEM ATÉ MICO LEÃO DOURADO. 
PODE-SE AINDA REFESCAR-SE NA LAGOA DE JACAREPIÁ, ÚNICA DE ÁGUA DOCE DA REGIÃO.

EM LOCAIS ESTRATÉGICOS PARA QUEM CANSOU, QUIOSQUES, PARA TOMAR UMA CRRVEJA, REFRIGERANTE OU SUCO.
E A EMPRESA QUE EXPLORASSE ESSES QUIOSQUES FICARIA REPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO DA CICLOVIA. PODERIA, TAMBÉM, ALUGAR BICICLETAS, CRIAR BICICLETÁRIOS.

ASSIM, PRECIOSIDADES COMO OS ESTOMATRÓLITOS NÃO FICARIAM PERDIDOS NO MEIO DO MATO.
O ECOTURISMO E O CICLOTURISMO, AMBOS DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL SERIAM ESTIMULADOS, GERANDO EMPREGO E RENDA PARA A POPULAÇÃO.



AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO. COBRE DO SEU CANDIDATO AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE. A NATUREZA AGRADECE, VOCÊ AGRADECE, SEUS FILHOS E NETOS AGRADECERÃO!

domingo, 15 de abril de 2012

LAZER NA LAGOA DE JACAREPIÁ - FUTEBOL E CANOAGEM

NORMALMENTE COLOCO UMA NOVA POSTAGEM AOS SÁBADOS, MAS ESTA TEVE QUE ESPERAR ESTE DOMINGO, 15 DE ABRIL. 
O JACAREPIÁ MASTER FUTEBOL, COM SEUS JOVENS MAIORES DE 50 ANOS, RECEBEU O TIME DO DR. JOÃO, TAMBÉM JOVENS COM MAIS DE 50 ANOS PARA UMA PARTIDA AMISTOSA.
NÃO HOUVE NEBHUMA BAIXA E A AMBULÂNCIA E OS PARAMÉDICOS FORAM DISPENSADOS MAIS CEDO.
O JOGO TERMINOU EM 3 x 3 E DEPOIS TODOS DESFRUTARAM DE UM BANHO REVIGORANTE NA LAGOA E UMA HIDRATAÇÃO COM CERVEJA, JÁ QUE NINGUÉM É DE FERRO E O CALOR ESTAVA ESCALDANTE.

DEPOIS HOUVE O JOGO COM A GAROTADA, OS MENORES DE 50 ANOS, E MAIS ALGUNS FOMINHAS DO JOGO ANTERIOR .

ESTE VÍDEO MOSTRA O DR. JOÃO NO GOL SENDO SALVO PELA TRAVE(ELE É CARDIOLOGISTA E NÃO OFTALMOLOGISTA) E NO OUTRO MAIS ABAIXO, APÓS UM CRUZAMENTO DO LÉO, O GOL DE CABEÇA DO RÔMULO.

VALE RESSALTAR QUE O FILHO DO DR.JOÃO, O PEDRO RICARDO, O DIA QUE LARGAR A POLÍTICA, PEGAR PREPARO FÍSICO, DÁ PARA QUEBRAR UM GALHO  NOS PROFISSIONAIS.

TEMOS QUE RECONHECER QUE TODOS QUE VIERAM JOGAR E ASSISTIR SÃO PESSOAS QUE VALEM A CONVIVER.

MAIS UM CANOÍSTA. PAULO GUARANÁ. CHEGOU, COLOCOU SEU CAIAQUE NA ÁGUA, FOI ATÉ A ILHA E SE APAIXONOU PELA LAGOA. GENTE FINÍSSIMA.
 
ENQUANTO ISSO MAIS UMA VEZ TEMOS O BREJO PEGENDO FOGO.
O NÍVELDA LAGOA JÁ ESTÁ 90 CENTÍMETROS ABAIXO DO SEU NORMAL.
TOQUEM SEUS TAMBORES. ESTAMOS PRECISANDO DE CHUVA!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

FOTOS DE SATÉLITE DA REGIÃO DOS LAGOS

A ESTIAGEM QUE FOI DO FINAL DE 1999 ATÉ SETENBRO DE 2003 FOI A RESPONSÁVEL POR SURGIR O GRUPO DOS AMIGOS DA LAGOA DE JACAREPIÁ JÁ QUENESTA ÉPOCA A LAGOA HAVIA SECADO.
PARA DIVULGAR NOSSO TRABALHO, CONSEGUI VÁRIAS FOTOS, ENTRE ELAS A DO SATÉLITE LANDASAT 7 (NÃO SEI SE AINDA ESTÁ EM ÓRBITA), DATADA DO ANO DE 2OOO.
LEMRO-ME QUE DEU UM TRABALHÃO, POIS AS FOTOS DESTE TIPO ERAM RARAS E CARAS.


HOJE EM DIA VOCÊ ACESSA O GOOGLE EARTH, ESCOLHE QUALQUER PARTE DO MUNDO, AUMENTA, DIMINUI A IMAGEM.
VER O CÉU OU MARTE NA SUA TELINHA  FICOU FÁCIL. ANTES TÍMHAMOS QUE TER UM TELESCÓPIO, QUE ERA CARO E DIÍCIL DE SE ENCONTRAR.

A FOTO ABAIXO COPIEI DO GOOGLE EARTH. TENTEI COLOCAR NA MESMA POSIÇÃO E ALTITUDE.

EM 2000, AS IMAGENS DO LANDSAT 7 ERAM MAIS USADAS POR MILITARES. HOJE QUALQUER UM, COM UM COMPUTADOR LIGADO NA INTERNET PODE VIZUALISAR QUALQUER LUGAR DO MUNDO.
QUEM SABE NO FUTURO TERMOS UMA IMAGEM EM 3 DIMENSÕES E ESTAREMOS DENTRO DA PAISAGEM!