sábado, 28 de janeiro de 2012

FOGO NOS BREJOS DA LAGOA DE JACAREPIÁ


Dia 25, quarta-feira após sete dias de sol escaldannte e altas temperaturas, uma tragédia que foi anunciada um dia antes numa mensagem  de J.R. Arena para mim aconteceu. Um incêndio de grandes proporções nos  brejos do entorno da lagoa de Jacarepiá.
As fotos a seguir mostram parte deste incêndio. Esperamos que o fato não tenha sido proposital pois muitos animais silvestres que vivem nos brejos, principalmente filhotes, foram queimados vivos.

sábado, 21 de janeiro de 2012

VELHAS FOTOS, BELOS DIAS.

PARODIANDO ROBERTO CARLOS:
Eu me lembro com saudade
Das fotos que tirei 
O tempo passa tão depressa
Mas em mim deixou
Jovens tardes de domingo
Tantas alegrias
Velhas fotos
Belos dias ...

Flor de maracujá selvagem (março de 2006). Está ficando difícil de econtrar.

O burro já estava na ilha da lagoa de Jacarepiá em fevereiro de 2002 .

Ilha da lagoa de Jacarepiá - foto com data anterior a 1999

Luizão e Reinoso - lanche para garotada da escolinha de futebol- - junho de 2006

Corujas buraqueiras - março de 2007. Hoje em dia a ocupação irregular ameaça a esécie.

Morro no início da Rua dos Cajueiros em janeiro de 2005. Hoje em dia, foi furtada mais terra e as árvores do topo já não existem.

A foto é de abril de 2010, após fortes chuvas. Hoje jão não acontece pois fizeram uma saída para escoamento do excesso de água ma Av. Nova Saqurema e que deságua na Lagoa de Araruama.

Queimada nas lagunas Ipitangas, próximas à praia de Vilatur, em outubro de 2008.

Outubro de 2005, plantando árvores na beira da lagoa: Defensores da Terra, moradores e CarlosMinc. Na foto parece que estava conversndo com a árvore e por incrível que pareça, a única que sobreviveu foi a sua muda.

SAÍRA SAPUCAIA (Tangara peruviana), é uma espécie endêmica ao litoral de Massambaba, onde se encontra a Reserva Ecológica de Jacarepiá. Devido a crescente ameaça desse seu habitat natural da restinga, a saíra sapucaia está na lista de extinção, tendo o número de indivíduos reduzido a cada verão mediante o aumento dos empreendimentos imobiliários que destroem a vegetação e aterram brejos e lagoas (foto de  Galeria de adiastj - agosto de 2008)



sábado, 14 de janeiro de 2012

MICO LEÃO DOURADO EM VILATUR

Localizada integralmente em Saquarema, a RESERVA ECOLÓGICA ESTADUAL DE JACAREPIÁ (REEJ) foi criada pela pelo Decreto nº 9.529-A de 15/12/86 (D.O. de 31/01/87), com o objetivo de proteger de forma mais restrita os ecossistemas próximos à ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA DE JACAREPIÁ. 

 




 


As maiorias das espécies ali encontradas já não existem em outras restingas do Estado tornando-se endêmicas: Guaxinins, lontras, cobras d'água e jacarés de papo amarelo estes considerados como os maiores predadores da região e extremamente ameaçados de extinção por ocupações irregulares, queimadas e lançamento de esgoto in natura na lagoa.


Inúmeras espécies de aves, tais como: o Pica-Pau dourado, a coruja buraqueira, a batuíra, o gavião da restinga, o sabiá da praia, o quero-quero, o anu branco, o maçarico, garças, socós e outros são encontrados em brejais.






Pouquíssimos micos-leões dourados, pequeno primata ameaçado de extinção ainda podem ser vistos esporadicamente. As fotos dos primatas foram retiradas de um filme feito por J. R. Arena após três meses de busca agora em 12 de janeiro de 2012.






A RESERVA ECOLÓGICA ESTADUAL DE JACAREPIÁ e a ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA DE JACAREPIÁ localizam-se em Vilatur, Saquarema.

Você pode chegar de:
ÔNIBUS: Pegar ônibus da viação Rio Lagos sentido Vilatur e saltar na rua que chega à lagoa de Jacarepiá
CARRO: Vindo de Bacaxá, seguir em direção à Araruama, entrar em Jardim Balneário Vilatur (distância aprox. 7 km), seguir a Av. Nova Saquarema e virar na Rua dos Cajueiros. Qualquer morador ensina como chegar até a lagoa. Vindo de Araruama a entrada fica depois de Praia Seca

A RESERVA está muito ameaçada: carros são queimados, a cerca está sendo arrancada e existe caça predatória, principalmente de pássaros.
Os micos leões dourados estão estremamente ameaçados, às vezes involuntariamente por pessoas que passam a alimentá-los regularmente.

Como já foi escrito e mostrado em postagens anteriores a região de Vilatur, com uma lagoa de água doce e outra hipersalina, uma reserva com micos leões dourados não pode ficar assim tão esquecida do poder público ou de iniciativas de grandes emprsas. Um ecossistema como esse não tem igual e não pode ser perdido.

sábado, 7 de janeiro de 2012

IMAGENS FEIAS DO LADO LESTE DA LAGOA DE JACAREPIÁ

VILATUR AO FUNDO

NO CENTRO A ILHA DA LAGOA DE JACAREPIÁ

A ILHA À ESQUERDA


NESTA FOTO E NA PRÓXIMA, O LOCAL ONDE AS PESSOAS TOMAM BANHO E ONDE TEM O CAMPO DE FUTEBOL E A QUADRA POLIESPORTIVA.



ESTAS FOTOS FORAM TIRADAS DO MORRO QUE FICA DO LADO LESTE DA LAGOA DE JACAREPIÁ.
ESTA É A CHAMADA GLEBA 2, QUE FOI DEAPROPRIADA PARA FAZER PARTE DO PARUE ESTADUAL DA COSTA DO SOL. 
NÃO SE SABE AINDA QUANDO O PARQUE ESTRÁ TOTALMENTE IMPLANTADO. ESPERAMOS QUE SEJA LOGO POIS AS AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE LOCAL - LANÇAMENTO DE ESGOTO, FURTO DE TERRA, CONSTRUÇÕES IRREGULARES E OUTROS SÃO COMUNS NESTA ÁREA.

COMUNICAMOS QUE O FUTEBOL JACAREPIÁ MASTER PARA MAIORES DE 50 ANOS JÁ ESTÁ IMPLANTADO - TODOS OS DOMINGOS 7,00 HORAS.

A ESCOLINHA DE FUTEBOL JACAREPIÁ FUNCIONA QUARTAS, DE TARDE E SÁBADOS, PEL MANHÃ.
COLABORE FAZENDO DOAÇÕES DE MATERIAL ESPORTIVO, PRINCIPALMENTE BOLAS.

UM EXCELENTE 2012 PARA TODOS.