sábado, 14 de janeiro de 2012

MICO LEÃO DOURADO EM VILATUR

Localizada integralmente em Saquarema, a RESERVA ECOLÓGICA ESTADUAL DE JACAREPIÁ (REEJ) foi criada pela pelo Decreto nº 9.529-A de 15/12/86 (D.O. de 31/01/87), com o objetivo de proteger de forma mais restrita os ecossistemas próximos à ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA DE JACAREPIÁ. 

 




 


As maiorias das espécies ali encontradas já não existem em outras restingas do Estado tornando-se endêmicas: Guaxinins, lontras, cobras d'água e jacarés de papo amarelo estes considerados como os maiores predadores da região e extremamente ameaçados de extinção por ocupações irregulares, queimadas e lançamento de esgoto in natura na lagoa.


Inúmeras espécies de aves, tais como: o Pica-Pau dourado, a coruja buraqueira, a batuíra, o gavião da restinga, o sabiá da praia, o quero-quero, o anu branco, o maçarico, garças, socós e outros são encontrados em brejais.






Pouquíssimos micos-leões dourados, pequeno primata ameaçado de extinção ainda podem ser vistos esporadicamente. As fotos dos primatas foram retiradas de um filme feito por J. R. Arena após três meses de busca agora em 12 de janeiro de 2012.






A RESERVA ECOLÓGICA ESTADUAL DE JACAREPIÁ e a ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA DE JACAREPIÁ localizam-se em Vilatur, Saquarema.

Você pode chegar de:
ÔNIBUS: Pegar ônibus da viação Rio Lagos sentido Vilatur e saltar na rua que chega à lagoa de Jacarepiá
CARRO: Vindo de Bacaxá, seguir em direção à Araruama, entrar em Jardim Balneário Vilatur (distância aprox. 7 km), seguir a Av. Nova Saquarema e virar na Rua dos Cajueiros. Qualquer morador ensina como chegar até a lagoa. Vindo de Araruama a entrada fica depois de Praia Seca

A RESERVA está muito ameaçada: carros são queimados, a cerca está sendo arrancada e existe caça predatória, principalmente de pássaros.
Os micos leões dourados estão estremamente ameaçados, às vezes involuntariamente por pessoas que passam a alimentá-los regularmente.

Como já foi escrito e mostrado em postagens anteriores a região de Vilatur, com uma lagoa de água doce e outra hipersalina, uma reserva com micos leões dourados não pode ficar assim tão esquecida do poder público ou de iniciativas de grandes emprsas. Um ecossistema como esse não tem igual e não pode ser perdido.

4 comentários:

  1. Realmente o ecossistema do entorno de Vilatur é especial e único e por isso mesmo é extremamente frágil. É um ambiente demasiadamente sensível às mudanças externas que possam por em risco seu precário equilíbrio.
    Acredito que cabe a nós moradores de Vilatur a maior responsabilidade no que diz respeito à preservação da Reserva e da Apa de Jacarepiá, bastando para isso cuidar do próprio lixo, evitar queimadas, não invadir, não criar animais silvestres, denunciar depredações e principalmente exigir das autoridades atitudes reais a favor da proteção do meio ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Sérgio, infelizmente basta um não cumprir seus deveres ... Mas vamos continuar lutando.

      Excluir
  2. Concordo com tudo o q disse nosso amigo Prof. Sérgio. Se nós fizermos ao menos nossa parte, preservando , cuidando do lixo, evitando queimadas... estaremos contribuindo muitíssimo na preservação de nossa tão querida e bela Vilatur.
    Bjo a todos os amigos !!!
    Raquel Nascimento .

    ResponderExcluir
  3. Rachel, já são mais dois ns luta pela preservação do ambiente de Vilatur.

    ResponderExcluir